CENTRO DE BTT
O Centro de BTT de Mondim de Basto tem as suas instalações na antiga Casa Florestal, situada na base da mítica subida da Senhora da Graça. Apresenta uma estação de serviço para bicicletas com lavagem, ar e ferramentas, balneários e casas de banho. Além destes serviços, existe a possibilidade de pernoitar nas instalações.
 
PERCURSOS PEDESTRES
Mondim de Basto repousa na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé do Monte Farinha conhecido como Nossa Senhora da Graça. O Concelho é marcado por duas zonas distintas, uma ribeirinha, a do vale do Tâmega e outra tipicamente de montanha. Rios de sonho, paisagens deslumbrantes, levadas de água límpida, cascatas e riachos, água, muita água e uma infindável mancha florestal caraterizam o concelho. Igrejas e capelas românicas, solares imponentes, brasões, ruas velhas, caminhos e trilhos, pontes e vias medievais, castros e menires, relógios de sol, pelourinhos e cruzeiros levam-nos num absorvente passeio pela história e pela tradição.
 
 
PARAPENTE
O Monte Farinha, conhecido como Sr.ª da Graça, é um monte de forma cónica tendo no sopé a Vila de Mondim de Basto. O alto da Sra. da Graça reúne condições de excelência para a pratica de parapente. Pela sua configuração, no topo pode descolar em qualquer direção, graças à grande ascendência e declive. O acesso ao alto da Sr.ª da Graça é feito através de uma estrada em ótimas condições que passa junto à aterragem principal pelo que possibilita rápidas recuperações.